sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Descubra os benefícios do azeite aromatizado para saúde

Muitos já sabem de cor e salteado os valores nutritivos e salutares apresentados pelo consumo diário de azeite de oliva, como por exemplo, a redução do mau colesterol, (LDL). O que muitos não sabem é que este produto associado a ervas e especiarias pode auxiliar na diminuição do consumo de outros temperos muitas vezes maléficos à saúde, como o sal.

"O azeite aromatizado com especiarias como hortelã, manjericão, pimenta, alho, trufas pretas entre outros, além dos próprios benefícios do azeite, possui um sabor que ajuda a reduzir a necessidade de utilizar outros temperos como o sal e a pimenta preta, que usados em excesso podem fazer mal à saúde", disse Rebeca Couto, proprietária da produtora de azeites gourmet Oliviers-co do Brasil.

Médicos e nutricionistas recomendam o consumo de pelo menos uma colher de sopa de azeite extra virgem por dia além da redução do consumo de sal. "O consumo exagerado de sal provoca uma sobrecarga no sistema vascular e nas funções renais, o que pode levar a problemas de hipertensão arterial. Substituir o sal por temperos, como o azeite aromatizado e ervas é uma alternativa saudável", disse Dra. Maria Luiza Righetti, médica clínica geral e preventiva.

Durante a produção do azeite, as azeitonas passam por um processo de lavagem, moagem, prensagem fria e centrifugação. Esse processo gera um produto nobre não fermentado, de baixa acidez e alta qualidade nutricional. "As especiarias podem ser moídas juntamente com a primeira prensa das azeitonas, misturando seus óleos essenciais ao azeite ou adicionadas ao produto já pronto. As duas formas resultam em um produto saudável e aromatizado", disse a degustadora oficial de azeites Patricia Galasini. [ Terra Saúde ]