quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Teste da Orelhinha torna-se obrigatório em hospitais públicos

Ainda nos primeiros dias de vida, alguns exames realizados na maternidade permitem identificar diversas doenças no bebê. Mas nem todos, como o teste do pezinho, por exemplo, são obrigatórios e gratuitos. Neste mês, foi aprovada uma lei que pode mudar esse cenário. A partir de agora, hospitais e maternidades públicas são obrigados a fazer gratuitamente o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas, mais conhecido como teste da orelhinha. O exame, que já era obrigatório em alguns municípios como São Paulo, verifica se o bebê responde a algum estímulo sonoro e deve ser realizado no primeiro mês de vida.

Em cada grupo de 10 mil recém-nascidos, 30 apresentam problemas de surdez. Uma das causas freqüentes são as infecções virais na gravidez, como a rubéola, perfeitamente evitáveis com orientação no pré-natal. Mas se ela falhou, uma boa assistência no nascimento permite que a deficiência seja detectada cedo e não comprometa o desenvolvimento da criança. Daí a importância do teste da orelhinha ser realizado o quanto antes, de preferência ainda no hospital. O teste, que custa em média R$ 80 nas maternidades privadas de São Paulo, é coberto por alguns convênios de saúde.

"Todo recém-nascido deve fazer o teste da orelhinha no primeiro mês de vida. É um exame rápido, que verifica se a criança responde a um estímulo sonoro", diz a fonoaudióloga Kathryn Marie Pacheco Harrison, diretora da Clínica Derdic da PUC-SP. Ela explica que uma pequena sonda é colocada na orelha do bebê e ligada a um aparelho. Ele emite um som, que chega ao ouvido interno e volta ao aparelho. A ausência desse retorno indica problema.

O que fazer
Se o teste da orelhinha acusa deficiência auditiva, o primeiro passo é consultar o médico otorrino, para complementar a avaliação. Assim, a criança inicia logo o tratamento, evitando problemas com a linguagem. Podem ser estímulos sonoros, terapias de reabilitação, próteses que amplificam o som e até cirurgia, como o implante coclear — um aparelho colocado dentro do ouvido, que leva o som ao nervo auditivo. Tudo depende do grau da deficiência, que pode ser leve, moderada, severa ou profunda, envolvendo perdas de 40 a 90 decibéis. Com algumas medidas simples, você também pode verificar a audição do seu filho. Quando ele chamar, anuncie de longe que você já vai e observe se ele se acalma. Sem avisar, faça barulhos atrás dele, como bater palma ou tocar um apito, e veja se ele localiza o som. Aos 3 meses, os bebês já têm essa capacidade. Crescer