terça-feira, 3 de agosto de 2010

Não basta tomar remédio, é preciso mudar seus hábitos para controlar o colesterol

Um estudo publicado na revista “Archives of Internal Medicine” trouxe à tona a discussão sobre o uso de medicamentos contra colesterol em pessoas saudáveis e comprovou que pílulas não reduzem a mortalidade em decorrência das doenças cardíacas.

Para chegar a essa conclusão, foram analisados 65.229 diagnósticos de pessoas: sendo que 32.623 tomavam estatina - remédios para diminuir os níveis de colesterol - e 32.606, placebos. Depois de quatro anos de pesquisa 2.793 pessoas morreram e de acordo com os pesquisadores a diferença do número de mortes entre os usuários dos medicamentos não teve relevância estatística, o que indica que as drogas não são tão eficazes como se pensava.

Segundo a cardiologista Tânia Martinez, secretária da Sociedade Latinoamericana de Aterosclerose, a indicação de medicamentos para redução do colesterol é comum, mas é necessário ficar atento. “A primeira medida para tratar doenças cardíacas é analisar o que a pessoa come e como seus hábitos interferem em sua saúde”.

E complementa:“independentemente do uso ou não de medicamentos, o colesterol alto deve ser cuidado sempre com intervenções de medidas de estilo de vida saudável, como dieta equilibrada, atividade física, correção e manutenção de peso adequado, interrupção do tabagismo e controle de todos os fatores de risco”, reforça.

Por Monique dos Anjos
saúde no Abril