terça-feira, 10 de agosto de 2010

Artrite - abordagem homeopática

Osteopatia está fortemente indicada no tratamento da Artrite, quer se trate de artrite inflamatória ou degenerativa.

No entanto, também a Homeopatia pode ter grande eficácia no tratamento desta doença, não só no que respeita à diminuição da dor e da inflamação mas também na própria regeneração, em certa medida, da própria cartilagem.

Tal como já dissemos relativamente à Osteopatia, é de extrema importância que o tratamento homeopático seja iniciado o quanto antes, enquanto não existem ainda lesões articulares ou enquanto as mesmas são ainda reversíveis. Na grande maioria dos casos, infelizmente, não é o que sucede pois a maior parte das pessoas tende a recorrer às medicinas naturais como a Homeopatia, apenas em última instância e, nessa altura, muito vezes, é tarde demais para que se obtenham bons resultados.

O tratamento homeopático da artrite, seja ela inflamatória ou degenerativa, deve passar sempre por um tratamento de fundo, aliado ou não, consoante o caso, a remédios sintomáticoscriteriosamente escolhidos de acordo com os sintomas que afligem o paciente.

Claro está que, um tratamento deste tipo, pode ser demorado (o que não implica forçosamente dispendioso), e deve passar sempre por uma consulta com um profissional competente.

No entanto, aqui ficam, a título meramente indicativo, alguns dos remédios habitualmente mais usados no tratamento da artrite, bem como os principais critérios que determinam a sua escolha:

•Bryonia - particularmente eficaz nas inflamações das pequenas articulações, músculos ou bursas, quando as dores agravam com o movimento, o toque ou em locais mais quentes e, curiosamente, com aplicações frias locais; e melhoram com a pressão forte e calor local.
•Sulphur - um dos principais remédios homeopáticos no combate à artrite, particularmente quando as articulações afectadas se ãcima da cintura como sejam as articulações dos dedos das mãos, dos ombros, dos cotovelos e da coluna dorsal e cervical; mais particularmente ainda se as dores agravarem à noite e com o calor.
•Silicea - especialmente indicado para indivíduos com osteoartrite (ver artigo anterior sobre Artrite), ciática e/ou outras doenças do foro artrítico de desenvolvimento lento por um longo período de tempo, sendo bastante útil à recuperação, regeneração e desenvolvimento do tecido conectivo.
•Colchicum - é um remédio homeopático bem conhecido da gota e do reumatismo, especialmente quando as dores agravam com o frio e a humidade.
•Rhus toxicodendron - convém a pessoas apreensivas e deprimidas, em especial à noite, que acordam com rigidez e dores articulares, que pioram com o repouso, no início do movimento e durante as trovoadas, mas melhoram com a continuação dos movimentos.
•Dulcamara - é o remédio mais conveniente se as dores articulares surgirem bruscamente quando o tempo passa do calor para o frio húmido, ou se as mesmas piorarem sistematicamente com a humidade e desaparecerem com o tempo seco e omovimento contínuo.
•Natrum sulfuicum - quando as articulações atingidas se localizam da cintura para baixo e sempre que se encontrem infiltradas, inchadas e mais grossas.
•Ledum palustre - quando as articulações afectadas se apresentam frias e aroxeadas, as dores se assemelham a picadas, agravam com o movimento, com o calor local ou o calor da cama, e aliviam com o repouso e aplicações frias.
•Calcarea carbónica - pode ser um bom remédio da artrite degenerativa já que pode efectivamente ajudar a repor cálcio no organismo.
A diluição e posologia de todos estes remédios pode variar de caso para caso, muito embora, tratando-se de um problema físico, devam ser preferidas diluições mais baixas.

cmnaartigos