terça-feira, 6 de julho de 2010

Trauma pode ser uma oportunidade para mudar a vida para melhor

Estudos psiquiátricos e psicológicos recentes revelaram que experiências traumáticas podem criar oportunidades de crescimento pessoal. Isso porque através da introdução de novos valores e perspectivas de vida as pessoas conseguem não apenas enfrentar a situação traumática como superá-la. Para se chegar a essa conclusão foram analisados diferenças de comportamentos pós-traumáticos espontâneos.

Segundo o psicólogo Julio Peres, nesses casos o paciente percebe que é possível se reerguer e superar o peso de um grande trauma, seja ele devido a acidentes, enfermidades, violência urbana ou doméstica. Como exemplo prático dessa superação é o caso de um paciente que encarou a leucemia da mãe mobilizando outros cidadãos sobre a importância de ser um doador de medula óssea. Quando ele chegou ao consultório sentia-se incapaz, mas durante a psicoterapia percebeu que poderia ajudar outras famílias e se engajou na causa¿, disse o profissional.

Essa atitude, de desenvolver novos interesses e objetivos de vida pós-trauma, é um dos fatores de crescimento pessoal, assim como agir de modo independente, valorizar a vida, resgatar a religiosidade ou espiritualidade e descobrir a força e recursos pessoais existentes para superação do trauma. Terra Saúde