terça-feira, 6 de julho de 2010

Comprar demais pode aumentar a barriga e deixar impotente

Pesquisadores descobriram que um composto químico encontrado em recibos e até receitas contém uma perigosa substância, o Bisphenol A (BPA), que pode causar desequilíbrio hormonal masculino.

O composto é utilizado para fazer tinta invisível em papéis termicamente sensíveis e podem ser ingeridas quando os homens, após lidarem com o papel, tocam a boca ou manipulam alimentos.

Segundo o urologista Frank Somme, em entrevista ao Daily Telegraph, essas alterações podem até diminuir o apetite sexual. "Em longo prazo, isso diminui o apetite sexual, faz a barriga crescer e tem efeitos negativos sobre a ereção e a potência", disse o médico. Ou seja, comprar demais ou lidar com esta substância diariamente pode causar impotência e favorecer o surgimento da indesejada barriguinha. Isso acontece porque substâncias como o BPA podem mudar o balanço hormonal masculino, privilegiando o estrógeno. A substância já foi proibida no Canadá e três Estados americanos.

Garrafas e latas que contêm o produto químico foram associadas ao surgimento de câncer de mama, doença cardíaca, obesidade, hiperatividade e outros distúrbios. O BPA pode afetar distúrbios associados com o metabolismo, a fertilidade e o desenvolvimento neural. É amplamente utilizado em latas de bebidas e comidas enlatadas para endurecer o revestimento interno do recipiente.

Os Estados Unidos e a Comunidade Europeia já se mobilizaram para promover a restrição ao uso da substância em produtos industrializados. Terra Saúde