domingo, 18 de abril de 2010

Quando o suor excessivo se torna um problema

O que é a hiperhidrose?

Hiperidrose é a situação em que se sua exageradamente, principalmente nas mãos, pés e axilas. Nos últimos anos, o problema da hiperidrose passou a ser bastante discutido, dentro e fora dos consultórios médicos.

As pessoas com hiperidrose reclamam que estão sempre com as mãos ou pés molhados, e qualquer situação de tensão desencadeia um fluxo de suor que literalmente faz as mãos gotejarem. Embora não possa ser considerada uma doença, é um distúrbio que, por sua importância social e pelo desconforto que causa, leva as pessoas a usar artifícios para escondê-la, evitando contatos manuais com outras pessoas e deixando sempre ao alcance toalhas, lenços de papel ou talco. Mesmo com estas precauções, quem tem hiper-hidrose não se sente seguro. As mãos molhadas causam desconforto físico e emocional, e o stress que advém daí tende a piorar o problema, prejudicando as relações sociais, afetivas e até atividades profissionais. Os tratamentos locais, usando pomadas ou loções se mostraram pouco úteis e as injeções de botox, que a princípio pareciam promissoras, são dolorosas e pouco eficientes a médio prazo.

Recentemente, a mídia se interessou pelo problema e vários médicos divulgaram informações sobre o assunto na imprensa, rádio e TV, discutindo principalmente a respeito da eficiência dos tratamentos cirúrgicos mais modernos. Com isso, muitas pessoas que sofriam com o problema em segredo, passaram a conhecê-lo melhor e foram informadas de que era possível tratá-lo de uma forma segura, eficiente e com baixo risco.

É evidente que a hiper-hidrose não é uma doença nova. A descrição do problema é antiga, assim como o conhecimento das alterações orgânicas que o provocam. A grande dificuldade é que sempre foi muito difícil tratar essas pessoas, já que não havia um tratamento medicamentoso eficaz e a técnica operatória indicada e usada até alguns anos atrás era complicada e tinha riscos de seqüelas. Por isso, poucos cirurgiões indicavam a operação e os pacientes peregrinavam por consultórios de clínicos, dermatologistas e até psiquiatras, à procura de alívio para seu problema.

O tratamento cirúrgico da hiperhidrose

Sabemos, desde o começo do século passado, que se cortarmos pequenos nervos do chamado Sistema Nervoso Autônomo (Sistema Simpático), situados na parte alta do tórax, estaremos eliminando as conexões responsáveis pela produção de suor nas mãos. Com o desenvolvimento das técnicas cirúrgicas usando micro-câmeras, a operação indicada para o tratamento da hiper-hidrose se tornou tecnicamente mais simples e mais segura, além de muito mais confortável para o(a) paciente.

Através de dois pequenos cortes, geralmente feitos na axila, são introduzidos a micro-câmera e os instrumentos cirúrgicos. Os nervos responsáveis pelos estímulos que provocam o suor exagerado, são cortados e cauterizados. A dor e desconforto no pós-operatório são muito pequenos, e normalmente o paciente recebe alta no dia seguinte. O índice de satisfação de pacientes operados é elevado e as complicações são raras.

Os melhores resultados são obtidos por pacientes que têm hiperhidrose palmar (nas mãos), mas a operação eventualmente pode beneficiar aqueles com suor excessivo em região crânio-facial e axilar. Com a divulgação dessas novas técnicas e de seus resultados satisfatórios, inúmeras pessoas que escondiam o problema estão buscando tratamento.

Dr. Angelo Fernandez
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica