quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dança pode melhorar modo de andar e equilíbrio de idosos

A dança não é apenas uma forma de diversão e de praticar uma atividade física. De acordo com duas pesquisas realizadas por profissionais da Universidade de Missouri, dos Estados Unidos, pode melhorar o equilíbrio e o modo de andar de idosos, o que diminui o risco de quedas e seus prejuízos.

A equipe utilizou um programa de terapia que inclui uma combinação de passos de dança de baixo impacto coreografados com música. Na análise mais recente, os benefícios foram constatados após 18 sessões de dança oferecidas ao longo de dois meses. Os participantes ainda relataram vontade de continuar a atividade.

Em 2008, Jean Krampe e outros cientistas da Universidade de Missouri conduziram um estudo piloto em conjunto com Alexian Brothers Community Services (programa que atende a idosos). Mais da metade dos 11 voluntários relatou melhorias em relação à forma de andar e ao equilíbrio.

Segundo o site Science Daily, a terapia baseada em dança utilizada nas análises foi criada por Shelley Lebed Davis e seus dois irmãos, que buscavam melhorar a amplitude de movimento e animar a mãe que estava se recuperando de um câncer de mama. Depois dos resultados bem-sucedidos, compartilharam a propostas com os hospitais. Terra Saúde