sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Retirada do leite materno

Amamentar é um momento único entre mãe e filho, mas para as mães que trabalham fora e têm milhares de obrigações, passado o tempo de licença maternidade, chega a hora de voltar ao trabalho.

A partir daí é necessário achar soluções para cuidar do bebê e da carreira. E quando o assunto é amamentação, muitas mães têm a necessidade de tirar o leite materno para ser dado para o bebê sem elas por perto.

A pediatra do Hospital Infantil Sabará, Dra. Fátima Rodrigues Fernandes, explica que além das mães que necessitam se separar dos filhos por motivo de trabalho, há aquelas mulheres que produzem grande quantidade e desejam armazenar ou doar seu leite para um banco de leite. "A retirada pode ser realizada por ordenha manual ou com bombas de sucção. Deve-se tomar muito cuidado para não causar danos à mama que possam levar a mastites ou traumas nos mamilos."

Vale lembrar que ordenhar leite de peito leva entre 20 e 30 minutos, em cada mama, especialmente nos primeiros dias quando apenas uma pequena quantidade de leite pode ser produzida. "É importante não tentar ordenhar em um tempo mais curto."

A rotina de retirada do leite depende de cada situação e de qual foi a indicação do médico. Mas Fátima lembra que nos casos em que a mãe pretende armazenar ou doar o leite, o mais adequado é proceder à ordenha após saciar o seu bebê.

Para a mãe que não gosta da retirada de leite manual, há a opção de bombas de leite. Neste caso, a pediatra indica que a escolha deva basear-se nas melhores condições de conforto para a mãe, já que existem vários tipos disponíveis no mercado.

A médica alerta que para a segurança do bebê é importante que a mãe disponha de vasilhame de vidro esterilizado para receber o leite. "Preferencialmente vidros de boca larga e com tampas plásticas, que possam ser submetidos a fervura durante mais ou menos 20 minutos."

Todo o procedimento deve ser realizado sob condições rigorosas de higiene. "Lavar bem as mãos e todos os utensílios que serão usados para retirada e armazenamento do leite."

O leite materno pode ser armazenado por um período de 24 horas na geladeira e 15 dias no congelador ou freezer. Depois de descongelado deve ser mantido na geladeira por no máximo 24 horas, não se deve congelar a sobra novamente.

•Silicone não afeta amamentação
•Desmame

"Antes de oferecer ao bebê retire do freezer e descongele em banho-maria. Nunca ferva o leite, apenas tire o gelo.", explica a médica. O leite deve ser oferecido a criança em um copinho ou em uma colher.

Larissa Alvarez