sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Combate ao envelhecimento precoce das mãos

Uma das partes do corpo que mais sofre com o envelhecimento precoce são as mãos. Elas são frequentemente expostas aos raios solares e também à ação de produtos químicos presentes nos detergentes, por exemplo.
Os principais vilões para o envelhecimento das mãos são a radiação ultravioleta, ou seja, o sol a que esta região é exposta diariamente, além de agentes químicos agressores aos quais o paciente possa apresentar exposição como agentes cáusticos, químicos e até outros prejudiciais à pele de um modo geral, como tabagismo, dieta pobre em vitaminas e anti-oxidantes, que levam à perda do colágeno, deixando a região das mãos com aspecto de enrugada e sem volume", explica a dermatologista Tatiane Zago Curi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional São Paulo.

E para evitar que a mão tenha manchas e envelheçam antes da hora, alguns cuidados podem - e devem - ser tomados. "O uso continuo e frequente de filtro solar é essencial. Manchas nas mãos denotam envelhecimento precoce e conferem ao dorso dessa região aspecto senil", lembra a dermatologista. A médica disse que o uso de hidratantes específicos para essa área também ajudam, pois formam uma barreira de proteção na pele.

Já existem cremes e tratamentos no mercado que ajudam a diminuir os efeitos do envelhecimento das mãos, como os peelings e lasers. O preço varia de acordo com o método utilizado, a quantidade de sessões e a área escolhida.

"Alguns cremes têm a finalidade de clarear algumas manchas existentes e melhorar a textura da pele. No entanto, quando as mãos apresentam manchas mais evidentes ou até lesões ásperas (queratoses), são necessários alguns tratamentos com maior eficácia. Os peelings químicos, a luz intensa pulsada e alguns lasers têm a finalidade de clarear as manchas (melanoses solares) e até tratarem as lesões queratosicas. Atualmente, existem tratamentos com preenchedores e estimuladores de colágeno, que conseguem restaurar o volume perdido dessa região, e até hidratarem o dorso das mãos de maneira bastante eficaz, melhorando rugas, textura e também a perda do tecido de sustentação", conta Tatiane.

Um dos principais aliados das mulheres na hora do tratamento das rugas e manchas nas mãos é o ácido hialurônico, que é capaz de diminuir e até restaurar algumas imperfeições dessa região. "Esse ácido é um grande aliado no rejuvenescimento de mãos. Alguns são eficazes em corrigir pequenas depressões ou atrofias (afundamentos) na pele dando um aspecto mais jovial a esta região. E existem outros produtos com este ingrediente que são utilizados para vitalizar pele (ácidos hialurônicos para hidratação). Estes são colocados através de micropuncturas na parte mais superficial da pele (derme superficial) e vão reter uma maior quantidade de água, hidratando de maneira mais eficaz esta região. Manchas, no entanto, não serão tratadas com ácido hialurônico", finaliza a dermatologista. Elas necessitam de outros métodos para sua remoção.

Juliana Guastella