sábado, 23 de janeiro de 2010

Detecção precoce

Cuide de seu bebê
A gravidez é um período mágico e exames de ultra-sonografia
perpetuam esse encantamento, pois mostram o bebê em
formação e, hoje em dia, em alta resolução!

Mas mais importante do que isso são os exames que ajudam a identificar a probabilidade de doenças genéticas, aquelas produzidas por alteração do DNA, ou seja, no material genético, que podem ser adquiridas ou hereditárias.

Doenças popularmente conhecidas, como a Síndrome de Down, podem ser diagnosticadas em qualquer hospital, através de um simples exame de sangue, entre o primeiro e o segundo trimestre de gestação.

As mais raras, mas nem por isso menos graves como Gaucher, Fabry, MPS1 e Pompe, são pesquisadas durante o período pré-natal, através de testes como a amniocentese, que é a análise de pequeno volume do líquido amniótico, além de biópsia de vilo corial (análise de fragmento de placenta).

Como esses procedimentos não são rotineiros, deve-se buscar uma orientação com o médico responsável a respeito dos riscos desses exames e também se convênio e hospital cobrem os custos da técnica.

O que você pode saber antes da consulta

• A possibilidade de ter um filho com doenças genéticas é relativamente maior em gestantes com idade avançada, casais com histórico de doença hereditária na família e casais com laços consangüíneos, ou seja, que tenham algum parentesco, como primos.

• O exame através de ultra-som é obrigatório em qualquer hospital, além de ser uma técnica confiável que permite verificar anormalidades do feto e outras doenças pertinentes.
FIQUE LINDA