quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Videogames ajudam a melhorar a cognição visual, diz estudo

Pessoas que jogam regularmente vídeo games processam as informações visuais mais rapidamente, tanto quando estão jogando no mundo virtual como quando colocados frente a situações da vida real. Estas foram as conclusões de um novo estudo publicadas no número de dezembro de 2009 na revista Current Directions in Psychological Science.

Os pesquisadores da Universidade de Illinois e da Universidade de Rochester realizaram uma revisão da literatura sobre o uso de vídeogames, e, segundo eles, encontraram algumas idéias surpreendentes.

Por exemplo, eles verificaram que, ao contrário da crença de que os jogadores "pesados" se tornam menos precisos com o aumento da velocidade dos jogo, os jogadores não perdem a precisão, e se tornam mais rápidos.Segundo os autores, isso provavelmente seria resultado da melhora da cognição visual com a reprodução repetida de jogos.

Além disso, os jogos poderiam retardar uma parte do declínio cognitivo que surge com o envelhecimento.

Portanto, os videogames poderiam propiciar um esquema de treinamento eficiente para induzir uma aceleração geral dos tempos de reação perceptiva, sem diminuição da precisão de do desempenho. Boa Saúde