domingo, 27 de dezembro de 2009

Nova técnica de cirurgia cardíaca traz benefícios ao paciente

Trazida da cidade de Leipzig, na Alemanha, centro de referência em desenvolvimento de novas tecnologias para cirurgia cardíaca, a Cirurgia Cardíaca Minimamente Invasiva Videoassistida é utilizada há mais de dez anos na Europa e nos Estados Unidos, mas no Brasil ela foi trazida em 2006.

O diferencial
A técnica aliou a evolução da cirurgia cardíaca com a cirurgia plástica. O acesso ao coração é feito pelo mamilo do paciente, com a mesma técnica utilizada nas cirurgias plásticas. A cicatriz é mínima e o procedimento é inédito no mundo. Cerca de 200 pessoas, entre homens e mulheres, já se beneficiaram com o novo método.

Como é feita?
É feito um pequeno corte de cerca de 4 centímetros na região do mamilo e uma microcâmera é utilizada para visualizar e até mesmo restaurar o coração do paciente. Com o auxílio de instrumentos especiais, essa técnica permite uma melhor visualização do órgão, pois o coração é visto de forma ampliada e com maior nitidez através de um vídeo.


Benefícios
- Redução do tempo de internação
- Recuperação mais rápida
- Menores riscos de hemorragias, arritmias e infecções
- Ganho estético

Quem pode operar?
A Cirurgia Cardíaca Minimamente Invasiva Videoassistida pode ser realizada em pacientes com problemas das válvulas cardíacas, arritmias e algumas cardiopatias congênitas, além de casos selecionados de insuficiência coronariana que necessitam de pontes de safena. Msn