quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Estudo sugere que solidão é contagiosa

solidão pode ser contagiosa e se espalhar como um resfriado forte. Essa é a constatação de um estudo que envolveu as universidades da Califórnia, de Harvard e Chicago publicada no Journal of Personality and Social Psychology e divulgada no site da revista Wired nesta terça-feira (1º).

O estudo coordenado pelo psicólogo John Cacioppo, da Universidade de Chicago, descobriu que pessoas solitárias tendem a dividir sua solidão com outras pessoas e, por isso, estas mesmas se afastam de seus grupos ao longo do tempo.

- Pessoas à margem da sociedade espalham sua solidão para outras pessoas que, então, cortam os laços que as unem ao longo do tempo, disse Nicholas Christakis, da Harvard Medical School, em Boston, e co-autor do estudo.

Esse estudo é o ultimo de uma série que Christakis e James Fowler, da Universidade da Califórnia (campus de San Diego), conduziram para mostrar como hábitos e sentimentos interferem nas redes sociais. Estudos anteriores sugeriram que a obesidade, tabagismo e felicidade também são contagiosos.

Já o novo estudo de Cacioppo afirma que a solidão aparentemente se dissemina mais facilmente entre amigos do que entre familiares e se espalha mais entre mulheres do que entre homens. É também mais contagiosa entre vizinhos.
Segundo o estudo, um amigo solitário faz você ter entre 40% a 65% mais chance de ser solitário. Já um amigo do amigo solitário aumenta suas chances de ser solitário de 14% para 36%. E no caso do amigo do amigo do amigo essa chance aumenta entre 6% a 26%, sugere o estudo. R7 Saúde