domingo, 29 de novembro de 2009

O que faz o emagrecimento acontecer

Esse assunto é sempre cercado de muita polêmica, em função da publicidade excessiva em torno da perda de peso.
Mas existem dados concretos que vivenciamos na prática clínica sobre esse assunto:

Quando encaramos o emagrecimento como ganho e não como perda

Mas como isso podem se perguntar? Emagrecer faz parte de um processo de novas aquisições comportamentais, tanto práticas como forma de comer corretamente e o que ingerir, como também emocionais, que são formas de lidar com suas angústias,ansiedade, enfim, formas que a levam comer como forma de compensação.
Mudanças internas e não só corporais

Nossa vida é muito complexa, temos relações profissionais, familiares, amigos, enfim, mudar significa adquirir novos comportamento e viver bem com todas situações que envolvem nossa vida, e não só com nosso corpo, afinal, estar infeliz no seu emprego e engolir sapos por não conseguir impor respeito a sua pessoa , também contribui para aumentar sua tristeza levando a uma maior tendência a comer em excesso.

Falar o que sente

Hum, como é frequente essas queixas…. temos medo de expressar o que sentimos, nos colocar, defender, falar sobre nosso desejo….Essa é uma questão de grande importância, que é presente em grande parte das pessoas com sobrepeso/obesidade. Aprender a dizer não quero, não posso, ou mesmo eu quero, eu vou, quando se é contrariada, é um enorme passo a ser conquistado.

Tolerar frustração

Será que sabemos lidar com nossos limites? Um bom exemplo da dificuldade em lidar com a frustração é emagrecer de forma lenta e adequada. Buscamos a perda depeso rápida e de forma mágica, como se resolver a forma de lidar com nosso corpo e com nossas emoções fosse assim tão simples. A psicoterapia é um grande aliado nesse processo, para que possa obter recursos para lidar com os limites da vida e do seu corpo.

Capacidade de autonomia

Você consegue dar conta de você e do seu processo de emagrecimento? O quanto tem iniciativa de ir comprar seus alimentos, organizar sua alimentação para levar para o trabalho, ou mesmo, despreendimento para buscar realizar seus desejos projetos, enfim, buscar vivenciar situações de forma ser responsável por seus atos e consequências.

Vale refletir e identificar quais dos aspectos acima precisa ser alcançado, o que facilitará na busca de suas realizações.

Luciana Kotaka
Emagrecimento e Manutenção de Peso