sexta-feira, 25 de março de 2011

Passar a noite em claro dá prazer, mas prejudica decisões

Ficar uma noite sem dormir não deixa as pessoas apenas de mau humor. Um estudo realizado por cientistas americanos revelou que ficar acordado a noite inteira também pode levar a pessoa a estados de euforia, causando mais prazer, mas, por outro lado, prejudica sua capacidade de decisão. O estudo foi publicado esta semana na revista científica Journal of Neuroscience.

Os pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley e da Escola de Medicina de Harvard avaliaram a saúde de jovens adultos saudáveis e descobriram que o circuito do prazer é estimulado após uma noite em claro. Esse efeito, no entanto, é momentâneo.

Além disso, o estudo também revelou que esse mesmo caminho neural – que estimula a euforia e motivação - pode levar ainda a comportamentos de risco. É o que o explica o professor de psicologia e neurociência Matthew Walker, da Universidade da Califórnia.

- Quando o cérebro funciona normalmente, ele procura por pontos de equilíbrio no espectro do humor. No entanto, com a falta de sono, o cérebro oscila entre os extremos.

O objetivo do estudo, segundo Walker, é fazer um alerta para pessoas que trabalham em profissões de risco.

- Nós precisamos garantir que os profissionais que tomam decisões complexas, como médicos e pilotos de avião, durmam o suficiente. De acordo com os resultados, eu ficaria preocupado se tivesse que ser atendido numa sala de emergência por um médico que está trabalhando há 20 horas.

Os cientistas decidiram fazer o estudo após notar que pacientes com problemas de depressão se sentiam melhores após uma noite sem dormir – ao menos temporariamente. A partir disso, eles avaliaram o cérebro de 27 adultos jovens. Eles fizeram exame de ressonância magnética após metade do grupo passar a noite em claro e o restante ter tido uma boa noite de sono.

Os participantes também foram estimulados com algumas imagens, como coelhos e sorvetes, e tiveram de classificar os retratos entre neutros e positivos. Os resultados mostraram que aqueles que ficaram sem dormir deram respostas mais positivas do que os demais, ou seja, eles se sentiram mais agradados.

Segundo Walker, o que ocorre no cérebro de quem não dorme é que os comandos do planejamento e da tomada de decisões ficam desligados.


R7