segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Crianças obesas também sofrem com diabetes e hipertensão

Os vasos sanguíneos de crianças obesas são mais rígidos do que o normal e estão mais propensos à doenças cardiovasculares típicas de pessoas mais velhas, diz um estudo feito pela Canadian Cardiovascular Society. De acordo com os cientistas, a obesidade infantil, além de trazer os mesmos problemas que a obesidade na idade adulta, como baixa autoestima, diabetes e o aumento de colesterol, ainda torna mais comum o aparecimento de doenças que são mais frequentes após os 35 anos de idade, como hipertensão e a doença vascular.

Os autores do estudo observaram 63 crianças obesas de 13 anos, e as compararam com 55 jovens com peso sob controle da mesma idade. Foram medidas a quantidade de lipídios, a pressão sanguínea e a massa corporal de cada uma das crianças. Com esses dados, os pesquisadores conseguiram medir a velocidade do sangue na artéria e como ela reagia a cada contração cardíaca. Eles descobriram que a elasticidade da aorta de crianças obesas é mais parecida com a de adultos de 35 a 58 anos. Isso afeta a saúde do coração, aumentando as chances de uma doença cardiovascular.

A aorta é a maior artéria do corpo humano. Ela carrega sangue rico em oxigênio para outros vasos que irrigam todo o organismo. Por ser tão larga e por ter dar vazão a um grande volume de sangue, a artéria precisa ter uma certa elasticidade para conseguir bombeá-lo para o resto do corpo diz blalala. Quando esse vaso fica rígido, é um forte indicador de futuras doenças cárdicas que podem até levar a morte. Por isso, a rigidez desse vaso em indivíduos jovens preocupa tanto os médicos.

Os dados são ainda mais alarmantes porque o número de crianças que sofrem com a obesidade infantil no mundo continua a crescer. De acordo com o estudo, o número de jovens que sofrem com a obesidade é o triplo do que o observado há 25 anos. No mundo, 25% dos indivíduos entre dois e 17 anos está em um caso de sobrepeso classificado como obesidade.

De acordo com os médicos, a melhor forma de combater essa doença que pode atingir crianças de em várias idades é mudar a dieta, e toda a família é incentivar a criança a ter hábitos mais saudáveis, como uma noite de pelo menos oito horas e a prática regular de exercícios.

Na lancheira

Os cuidados com a alimentação são essenciais para conter o aumento nos casos de obesidade infantil. Atualmente, temos mais de 15% de crianças obesas no Brasil, uma verdadeira epidemia, afirma o cirurgião Carlos Domene. Com a ajuda dele e da coordenadora de nutrição do Fleury Medicina e Saúde, Renata Damião, montamos uma lista com dicas para uma dieta infantil na medida certa.


[ Minha Vida ]