quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Os mistérios da bronquite

O que é, afinal, a bronquite? Existem dois tipos: a aguda e a crônica. A primeira tem curta duração, geralmente acontece após um resfriado e são mais comuns no outono e no inverno. Já o tipo crônico dura por muito tempo e pode aparecer com mais frequência. Os sintomas são os mesmos: chiado no peito; respiração acelerada; falta de ar; tosse; e muco muito pegajoso. A diferença entre a bronquite aguda e a crônica é apenas a duração. Sua definição é a inflamação dos brônquios, acompanhada de tosse e expectoração. “O processo inflamatório torna os pulmões sensíveis aos estímulos ambientais. Exposição à poeira ou fumaça pode desencadear os sintomas”, explica Maria Helena de Carvalho Bussamra, pneumologista do Hospital Infantil Sabará. As crises da bronquite muito intensas podem evoluir para uma infecção de ouvido ou até uma internação hospitalar. Por isso, todo cuidado é pouco!

Para não confundir

Muitos confundem bronquite com asma, especialmente a do tipo crônico. “O termo correto é asma. Como a inflamação acontece nos brônquios, muitos a chamam de bronquite”, esclarece a médica. A criança já nasce com uma predisposição (característica genética) para doenças alérgicas. “A partir disso, a criança estará habilitada a desenvolver bronquite crônica. A gravidade depende do ambiente em que se vive, das infecções respiratórias que se tiver quando bebê e da exposição a poluentes ambientais”, completa.

Um recado para os pais fumantes: a exposição das crianças à fumaça dos cigarros é uma grande causadora da bronquite crônica. A gravidade dessa doença, muitas vezes, depende de quanto tempo houve exposição à fumaça. Não transforme seus filhos em fumantes passivos!

Para reduzir os sintomas

Quais são as formas de tratamento para os tipos de bronquite? Na bronquite aguda, não é necessário o uso de medicamentos. Beber bastante água é o suficiente para amolecer o muco. Normalmente, esse tipo de infecção se resolve espontaneamente num prazo de uma semana. Já o tratamento para a bronquite crônica se faz com medicamentos via oral. “Os medicamentos mais eficazes para o tratamento são os corticosteroides, disponíveis sob a forma de bombinha – podem ser usados em crianças de qualquer idade, até nos bebês”, aconselha a especialista. Além de mais prática e rápida, a bombinha elimina a necessidade de nebulização. Mas atenção: não medique o seu filho sem orientação médica. Itodas