sábado, 28 de agosto de 2010

Dor nas costas: o que você pode estar fazendo de errado?

Dores nas costas são mais comuns nos consultórios do que gripes e resfriados. É também uma das dez maiores razões para internações em hospitais e uma pesquisa feita em São Paulo diz que 21% das pessoas com dores crônicas afirmam que as dores nas costas são as que mais as incomodam, influenciando negativamente suas rotinas diárias, incluindo problemas de sono.

Há uma série de causas que podem afetar suas costas, ou seja, antes de ser encaminhado para uma cirurgia é possível que mudar alguns hábitos no seu dia a dia melhore o problema. Veja alguns abaixo.

1. Você trabalha sentado?
Sentar em uma cadeira aumenta em 40% a pressão sobre sua espinha dorsal. Mas diversas pessoas sabem disso e mesmo assim não se sentam corretamente na sua mesa de trabalho. E quando o trabalho aumenta dificilmente você se levanta (afinal, isso é perder tempo, certo?). Errado: levantar-se de vez em quando fortalece os músculos e faz que as suas juntas sejam lubrificadas. Levantar-se a cada meia hora de trabalho, mesmo que o seu deadline esteja batendo à porta, é importante para aliviar a pressão sobre suas costas e alongar os músculos.

2. Sua cadeira tem rodinhas?
Ficar constantemente ajeitando a cadeira com rodinhas (essas que estão em qualquer escritório) também pode influenciar em sua postura. Os músculos do pescoço e do ombro ficam tensos quando você está tentando se equilibrar na melhor posição na frente do monitor do computador, por exemplo. E muitas vezes para descansar dessa posição de equilíbrio você se curva para a frente aumentando a pressão na coluna.

Não, você não precisa trocar por uma cadeira fixa, mas fique atento: ajuste sua cadeira no início de cada dia de trabalho, e se o piso do seu escritório é muito liso (o que faz sua cadeira escorregar para lá e para cá), talvez seja interessante firmá-la sobre um tapete. É um grande mico por uma boa causa: diminuir suas dores.

3. Você não faz exercícios?
Exercícios físicos podem aliviar suas dores nas costas (mas faça isso com a ajuda de um profissional, como os monitores da sua academia). Uma pesquisa americana aponta que 40% das pessoas com dores nas costas deixam de fazer exercícios, ou seja, deixam de fortalecer os músculos e ficam ainda mais propensas a terem mais dores.

4. Você não faz alongamentos?
Exercícios de alongamento, como os que são feitos durante sessões de ioga, por exemplo, são a melhor maneira de aliviar os músculos, relaxar o corpo e melhorar a respiração (além de diminuir o estresse). Um estudo da Universidade de Washington, nos EUA, acompanhou cem pessoas dividas em grupos diferentes (alguns iniciaram a prática da ioga, outros foram aconselhados pessoalmente por educadores físicos a fazerem exercícios de alongamento e um terceiro recebeu instruções escritas sobre como fazer alongamentos). O grupo que se engajou na ioga indicou uma diminuição das dores nas costas de forma muito mais acentuada após três meses do início dessa rotina.

5. Você faz abdominais?
Certos tipos de abdominais (sim, existe mais de um tipo) são ótimos para fortalecer os músculos das costas, mas (e enfatize o “mas”) se forem feitos do jeito correto. Qualquer variação na posição ideal desse tipo de exercício pode piorar suas dores. Por isso avise o profissional que a está acompanhando na academia sobre seu problema e peça que ele corrija qualquer mínimo erro no seu exercício.

6. Você come de maneira saudável?
Ok, o que seu almoço tem a ver com as costas? Simples: hábitos alimentares saudáveis são bons para seu peso (diminuir a carga que sua coluna sustenta é uma boa ideia) e para a saúde do seu coração (e para sua circulação sanguínea). Uma melhor circulação diminui as chances de processos inflamatórios se desenvolverem. E as dores nas costas podem ser reflexo de uma inflamação nos músculos. Portanto “sim”, seu almoço (e outras refeições) pode influenciar em suas dores.

7. Sua bolsa é muito pesada?
Uma bolsa muito pesada pode ser extremamente nociva para suas costas. Seus ombros ficam desbalanceados, seu andar pode ficar comprometido e os músculos do pescoço sofrerem uma distensão. Faça isso todos os dias e com certeza vai comprometer sua saúde. Por isso fique atenta: deixar certos objetos na gaveta da mesa ou substituir a bolsa por uma prática (mas não tão na moda) mochila, talvez seja uma boa solução. Mas você pode pensar em outras maneiras de diminuir esse peso também. O Que Eu Tenho ?