domingo, 27 de junho de 2010

Torcida ensina lições de união e compaixão

Época de Copa do Mundo é sempre uma emoção. Quem não fica contagiado com o clima da torcida? O jogo começa e pronto: lá vamos nós vibrar sem parar. Churrasco com família, casa dos amigos, barzinho com colegas de trabalho, tanto faz. Desde que tenha um monte de gente na mesma sintonia. Por isso, a torcida é muito bem-vinda e faz parte do espetáculo dofutebol. Mas, o que será que podemos aprender com essa união de pessoas, cujo único ponto em comum é a expectativa de vitória? Vamos tentar descobrir o que podemos aprender com esta turma.

O que acontece com nós, torcedores
O princípio básico de uma boa torcida é a união, mas não trata-se de um simples agrupamento de pessoas. O psicobiólogo da Unifesp Ricardo Monezi, especialista em medicina comportamental, explica que o ser humano se sustenta em três pilares importantes: biológica, psicológica e social.

"A Copa do Mundo é um evento social muito importante para o brasileiro. Tão importante que passa a mexer com a parte psicológica e a parte biológica da pessoa. Por exemplo, durante o jogo o torcedor tem momentos característicos de raiva, alegria, tristeza, euforia, o que acaba influenciando os batimentos cardíacos (que ficam mais acelerados), as áreas do cérebro (que ficam em estado de alerta) e a memória (que se ativa para analisar o passado dos jogos, Copas e jogadores)", explica o especialista Ricardo Monezi.

Mas, além dessa explosão física e emocional que temos, quando estamos em torcida é despertado no coração do torcedor outro sentimento muito mais sutil, a compaixão. "Torcer pelo Brasil gera uma compaixão relacionada ao patriotismo, a vontade de expressar o amor pela terra onde nascemos e vivemos. Isso acaba gerando maior companheirismo e união entre as pessoas. A solidariedade vem por que elas compartilham de uma história e um objetivo em comum", afirma Monezi.

Nossas vidas são como jogos
Nós estamos sempre torcendo para muitas coisas se realizarem e por muitas pessoas. Confira agora alguns pontos importantes que podemos encontrar no bom torcedor:

Solidariedade em alta
O reconhecimento de um objetivo em comum, ou seja, a felicidade pela conquista do hexa, faz com que as pessoas fiquem mais solidárias, oferecendo e recebendo ajuda, compartilhando informações, opiniões , momentos de alegria e outros sentimentos. "Ajudar o outro faz muito bem para nós e deveríamos nos lembrar disso nas demais situações de nossas vidas", afirma Ricardo Monezi.

A união faz a força Seja em reuniões em frente à TV ou em grandes festas na praça do Anhangabaú, quando o time vence, muito torcedores querem comemorar em grupo, pois vêem o Brasil como uma grande família. "Poderíamos aproveitar esse exemplo de Copa para nos unir mais às pessoas com as quais convivemos. Isso contribuiria para renovar e reforçar nossa vida social, que é fundamental para uma boa qualidade de vida."

Viver com mais alegria
E vem direto da torcida africana esse ensinamento. Mesmo eliminados da Copa do Mundo, os torcedores da África do Sul não deixaram de fazer a maior festa por terem vencido o último jogo. A felicidade acabou contagiando todos ao redor e nos mostrando que alegria é fundamental para encarar os dribles que a vida nos dá de vez em quando. Nos deixa fortalecidos e "prontos para outra".

Lidar com as emoções
Por falar em alegria, outro ponto importante é administrar as tristezas e a felicidade para não sofrer demais e nem tirar os pés do chão. "Há o espaço para o sofrimento e há o espaço para o contentamento. O que não podemos deixar acontecer é que a chateação se sobressaia durante muito tempo. Na Copa passada, ficamos irritados com a eliminação brasileira, mas logo tivemos força o suficiente para escolher qualquer outra seleção e voltar a fazer o que sabemos de melhor: torcer", explica Ricardo Monezi.

Para que você, torcedor brasileiro, possa aprender melhor com seu próprio comportamento em época de Copa do Mundo, o especialista dá a dica: "Fecho os olhos por um instante e procure ter consciência do que está sentido no momento. Se for uma sensação de bem-estar, é provável que você vá querer repeti-la, mas se for um sentimento ruim, você fará de tudo para espantá-lo." Minha Vida