terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Saiba como melhorar seu ganho muscular através da alimentação

Aliar boa alimentação e atividades regulares específicas, sempre com acompanhamento profissional, pode ser o primeiro passo para um bom ganho muscular, de acordo com seu biotipo e estrutura corporal.

Especialistas comprovam que a melhor hora para malhar é pela manhã. Essa é a hora em que nosso metabolismo está mais acelerado, ajudando, assim, a queimar gorduras e ganhar massa. Outro fator positivo é a disposição que você terá ao longo do dia.

Com um pouco de paciência, alimentação correta e uma boa regularidade em academias você poderá obter bons resultados, mas isso não acontecerá do dia para noite. A prática da musculação, com o acompanhamento de um profissional, ajudará na busca pelo equilíbrio entre o consumo e o gasto energético para não engordar ou perder peso.

Alguns alimentos são mais indicados para o ganho muscular, aliados às atividades físicas. É o caso da proteína, encontrada nas carnes, ovos, laticínios e leguminosas em geral, é um nutriente essencial para o ganho de massa muscular.

Os carboidratos, tão importantes quanto às proteínas, mantêm a água retida em seus músculos e ajudam na produção de insulina. A combinação de carboidratos e proteínas é perfeita para o aumento muscular. Já as gorduras ajudam na produção de hormônios (entre eles a testosterona).

O consumo de gorduras para quem pretende ganhar massa é bem indicado, mas deve-se tomar cuidado com os tipos de gordura. Se consumido em excesso, você terá problemas de colesterol. São indicadas como boas gorduras, o azeite virgem ou extra-virgem, as gorduras de peixe (rico em ômega 3) e as nozes.

As fibras e vitaminas não podem faltar na sua alimentação. No caso das fibras, elas ajudam na formação do bolo fecal e acabam absorvendo as gorduras consumidas em excesso. Os melhores alimentos ricos em fibras são: couve, repolho, espinafre, almeirão, rúcula, acelga, brócolis, alface, cenoura, beterraba, mandioca, nabo, rabanete, laranja, tangerina, poncã, maçã, abacaxi, trigo, arroz, aveia, centeio, feijão, ervilha, lentilha e fava.

Além das fibras, as vitaminas A, B3, B6, B9, B12, C, D, e E são ótimas para melhorar o rendimento muscular e são facilmente encontradas em quase todos os alimentos.
SAÚDE PLENA