“Prótese de silicone pode causar câncer” e “desodorante aerossol aumenta o risco de desenvolver tumor” são alguns dos mitos ligados ao câncer de mama, segundo levantamento realizado pelo serviço de mastologia do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo).Os principais questionamentos de pacientes em tratamento na instituição e seus familiares foram relacionados em consultas médicas ou multiprofissionais e referem-se a tipos de alimentos que podem estar relacionados ao tumor, ou hábitos e atitudes que podem favorecer o surgimento da doença, como o uso de lingerie apertada. Grande parte do público também tem dúvidas sobre a relação do câncer com a hereditariedade.
Segundo o mastologista José Roberto estudos científicos. Portanto, não correspondem à realidade. Conversar com seu médico é sempre o melhor caminho para esclarecer todas as dúvidas sobre este assunto”.
Filassi, a maior facilidade de acesso à internet, que poderia ser um facilitador da busca por informações pertinentes, passou também a propagar diversas inverdades sobre o câncer. “Existe uma série de informações que circulam sobre o tema e que não estão fundamentadas em
Confira na lista abaixo as crenças populares que não passam de mitos:
- O câncer é sempre hereditário
- O autoexame substitui a mamografia
- Uso de desodorante aerossol facilita o desenvolvimento de tumores
- Prótese de silicone pode dificultar o diagnóstico
- Lingerie apertada aumenta o risco de câncer de mama
- A pílula anticoncepcional provoca câncer
- Quando o câncer aparece novamente, a doença não tem mais cura