segunda-feira, 2 de maio de 2011

Site faz exame de vista pela internet

Um novo site foi lançado para que internautas testem como estão enxergando. O exame online, feito pelo site, porém, não substitui a consulta médica, explica o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier (Campinas), fundador do serviço virtual.

Segundo ele, no Brasil a maioria dos internautas busca informações sobre saúde na internet, como indicam pesquisas internacionais, e isso mostra a dificuldade de acesso aos cuidados médicos. Por isso, o novo site oferecerá uma orientação inicial aos pacientes, sinalizando a necessidade de usar ou trocar os óculos de grau.

"A falta de correção visual é uma importante causa de cegueira no Brasil", afirma. O especialista diz que o site também reúne as respostas para as dúvidas mais frequentes dos pacientes.

Um dos destaques é a computação gráfica que demonstra como instilar colírio. "São informações que têm impacto direto sobre a saúde ocular da população", diz. Isso porque, um estudo conduzido pelo médico mostrou que o mau uso de colírio prejudica 67% dos tratamentos.

Nos casos de glaucoma, exemplifica, a instilação incorreta leva à perda da visão. E não adianta pesquisar as medicações na Internet. "A escolha errada do colírio pode acarretar sérias complicações. As mais graves são o glaucoma, a catarata e até a cegueira", afirma o oftalmologista.


O Dia