segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Veja receita de steak au poivre do tradicional La Casserole

A restauratrice Marie-France Henry promove, até o dia 2 de setembro, a Temporada de Clássicos Franceses, em seu restaurante La Casserole. Por preços especiais, abaixo da média praticada pelo local regularmente, os pratos são servidos na companhia de vinhos de mesma nacionalidade, em taça, adequado para cada receita.

Entre as opções, que variam semanalmente, há itens como o pato ao molho de laranja, o coq au vin e o steak au poivre. Aprenda a receita deste último para fazer em casa.

Steak au poivre

Ingredientes


4 steaks chateubriand de filé-mignon de 200 g. cada um
600 ml de caldo de carne
60 gramas de manteiga
30 gramas de pimenta-preta (já moída)
8 gramas de pimenta-verde em conserva
8 gramas de pimenta-vermelha
15 gramas de maizena ou fécula de batata
sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo baixo, aqueça o caldo de carne e adicione aos poucos a maizena batendo sempre com um batedor de maneira a manter uma consistência homogênea. Deixe engrossar. Tempere a carne com a pimenta-preta e sal a gosto. Em uma frigideira de aproximadamente 40 cm. de diâmetro, deixe a manteiga derreter e aquecer bem. Frite primeiro dois steaks. Repeta a mesma operação para os outros dois. Reserve a carne. Despreze a manteiga em que foram fritos e use a mesma frigideira para acrescentar o caldo de carne. Deixe engrossar mais um pouco e tempere com sal a gosto.

Para finalizar, coloque os steaks novamente no molho, incorpore a pimenta-verde.

Serva um châteaubriand por pessoa com molho. Decore cada prato com um pouco de pimenta-vermelha. Folha De SP

Rendimento: quatro pessoas