terça-feira, 27 de julho de 2010

Ingredientes antioxidantes contidos no melão podem aliviar o estresse

Um ingrediente contido no melão e rico em antioxidantes se mostrou um grande auxiliar no alívio do estresse.

Em um teste controlado, cujos resultados foram publicados no periódico Nutrition Journal, pesquisadores disseram ter comprovado que o suplemento, derivado da enzima superóxido dismutase, contida no melão, diminuiu os sintomas e os sinais do estresse e da fadiga em voluntários.

Marie-Anne Milesi, pesquisadora da Seppic, na França, trabalhou com um time de pesquisadores da Universitè Henri Poincaré e outras universidades francesas, que validaram os efeitos antiestresse em 70 voluntários.

Milesi diz que diversos estudos haviam mostrado a ligação entre estresse psicológico e estresse oxidativo intracelular. “Nós queríamos testar a habilidade do corpo de lidar com elementos oxidativos para resistir ao Burnout (leia mais aqui). As 35 pessoas que, em nosso estudo, tomaram cápsulas contendo o superóxido dismutase [nome técnico da substância] mostraram sinais de melhora em diversos sinais perceptíveis de estresse e fadiga.”

Apesar dos efeitos do placebo (droga inerte e que serve de parâmetro para os dados conseguidos com a droga verdadeira) se mostrarem também altos, o que era esperado em se tratando de uma reação que pode ser subjetiva, como o estresse, as melhoras no grupo principal foram significativamente positivas, especialmente após os 28 primeiros dias do experimento.

De acordo com Milesi, “o efeito placebo foi observado somente nos sete primeiros dias, mas depois cessaram.” Agora os pesquisadores pretendem confirmar os efeitos e entender melhor o mecanismo de ação do coquetel de antioxidantes sobre o estresse em um grupo mais amplo e por um período mais prolongado.

Informações do Nutrition Journal