quarta-feira, 2 de junho de 2010

Gripe suína: vírus está ficando cada vez mais resistente ao Tamiflu

Esta quarta, 2 de junho, é o último dia da campanha de vacinação contra a gripe A H1N1. Todos aqueles – participantes dos grupos de risco - que ainda não se imunizaram terão sua última chance. Lembre-se que a vacinação é a melhor forma de se proteger contra a gripe. O Tamiflu, que hoje é o único medicamento que trata da doença , teve sua eficácia colocada à prova por cientistas norte-americanos. Após estudos, concluíram que o vírus da gripe está mais resistente ao medicamento e sua mutação está ocorrendo mais rápido do que se previa.

De acordo com Marcos Lago, pediatra e infectologista da UFRJ, a causa provável para esse avanço é o uso indiscriminado do remédio. Em muitos países europeus, oTamiflu passou a ser oferecido a todas as pessoas que apresentavam sintomas da gripe A, mesmo antes de a doença se tornar uma pandemia. “Essa medida é um erro, ela prioriza o individualismo e prejudica a saúde pública. Não é que o vírus se torna mais ofensivo, e sim mais resistente à medicação”, diz Marcos. Além, disso, outro fator é que todos os vírus passam por mutações genéticas para sobreviver, o que os tornam ainda mais resistentes.

Mas não se preocupe. De acordo com o especialista, no Brasil, o Tamiflu foi utilizado na maioria das vezes em casos em que era realmente necessário (como crianças e adultos com problemas crônicos). Por isso ainda é um medicamento eficaz no tratamento da gripe suína. Mas só deve ser utilizado com prescrição médica. "Algumas pessoas podem tratar a doença como uma gripe comum, com analgésicos, repouso e muito líquido”, diz Lago. Mas só o médico é que pode fazer essa avaliação. Crescer