terça-feira, 22 de junho de 2010

Chás e sorvete para emagrecer

O tempo esfria, sua fome aumenta e o ponteiro da balança sobe? Para essa equação fechar sem você ganhar nem um quilo a mais, mergulhe de xícara e pires nestes chás. Tem o de folha de oliveira, o oolong e o amarelo. Mora em um lugar quente mas também está louca para eliminar gordurinhas? Descobrimos um sorvete enxuga-barriga que refresca e queima calorias. A seguir, as últimas palavras em matéria de emagrecimento e saúde.

Chá de folha de oliveira
Talvez a azeitona não seja presença comum nas dietas para emagrecer. Mas seu chá ganhou espaço no armário de quem quer ficar em forma. Em comparação ao verde, por exemplo, é mais rico em potássio e magnésio, fósforo e zinco, tornando-o um antioxidante poderoso.

Superpoderes: “Já se sabe que o chá da folha de oliveira é diurético, reduz o colesterol e a glicose no sangue”, diz o médico e fitoterapeuta Alex Botsaris, autor do livro Fórmulas Mágicas (Nova Era). Uma pesquisa realizada em 2008 por cientistas alemães e suíços comprovou que o consumo diário de mil miligramas do extrato da folha de oliveira (de 2 a 5 xícaras do chá, dependendo do processo de extração) combate a hipertensão. A bebida também tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, ajudando no combate à celulite!

Quantidade indicada
Até 1 litro de chá (com 2 a 3 colheres de sopa da erva) por dia, no horário que preferir. Pode ser gelado, como se fosse um suco. É contraindicado para gestantes e mulheres que estejam amamentando.

Chá oolong

Assim como o chá verde, o vermelho e o branco, já bastante conhecidos no Brasil, esse tipo também deriva da Camellia sinensis, planta reconhecida pela ciência e usada como arma na luta contra a obesidade há muito tempo. A diferença entre eles está no processo de fermentação. O oolong é semifermentado, um intermediário entre o verde e o preto. Isso faz com que ele seja mais rico em flavonoides do que os outros, tornando-se poderosíssimo antioxidante e protegendo como ninguém suas células contra o envelhecimento precoce.

Superpoderes: Como os outros chás originados dessa planta, o oolong ajuda no emagrecimento por dois motivos principais: “Primeiro, porque estimula a quebra de gorduras”, diz o médico Alex Botsaris. Outra razão é a presença de polifenóis, substâncias que inibem as enzimas que sintetizam as gorduras. Segundo a nutricionista Elaine Rocha de Pádua, da DNA Nutri, um estudo americano mostrou que o chá tem ação termogênica, podendo acelerar o metabolismo entre 5 e 10%.

Quantidade indicada
Duas a 3 xícaras por dia, pelo menos uma hora antes ou depois das refeições. “Alguns tipos de chá podem interferir na absorção de ferro e cálcio”, diz Elaine. A deficiência do primeiro pode causar anemia. A do segundo está relacionada ao acúmulo de gordura corporal. “Quem sofre de insônia deve restringir o consumo após as 16 horas”, acrescenta Botsaris. Isso porque a erva tem muita cafeína. É contraindicado para gestantes e mulheres que estejam amamentando.

Sorvete à base de chá

Ele costuma ser um dos primeiros itens a serem cortados do cardápio quando o assunto é perder peso. Mas isso foi no passado. Acaba de chegar à farmácia um produto que promete mudar esse hábito. O sorvete emagrecedor foi inspirado em uma marca italiana de iogurte. É feito à base de três tipos de chá que têm origem na Camellia sinensis: o branco, o verde e o vermelho. Um estudo alemão publicado no jornal Nutrition and Metabolism, por exemplo, mostrou que o chá branco inibe o aparecimento de novas células de gordura e estimula a quebra de outras já existentes. Já o verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias. O vermelho é famoso por reduzir o colesterol ruim. Você escolhe o sabor: amora, coco, baunilha, chocolate... É acrescentar água ou leite desnatado, deixar no congelador e tomar até 6 colheres (sopa) por dia.

Chá em erva, pó ou pílula?
“As cápsulas, em geral, têm o extrato concentrado, o que torna o efeito mais eficaz”, diz a nutricionista Ana Paula de Souza, da Clínica de Nutrição Santé, no Paraná. E também são práticas. Por outro lado, optando pelos comprimidos, você deixa de degustar a bebida, o que aumenta a sensação de saciedade. “No entanto, convém buscar a orientação de um especialista”, diz Botsaris. Assim, descobrirá qual o melhor chá para o seu caso.


NOVA
Malu Echeverria