quinta-feira, 25 de março de 2010

Dor de pulso

Pergunta: Se passiva desvio ulnar do punho provoca dor no lado do polegar do punho, qual a estrutura é susceptível de ser ferido?

Resposta: ligamento colateral radial do pulso.

O ligamento colateral radial, também conhecido como o ligamento lateral externo, atribui o processo estilóide do rádio distal ao trapézio e osso escafóide, bem como para a base do primeiro osso metacarpal.
Esta banda, curto estreito de tecido fibroso está localizado bem no centro da tabaqueira anatômica - o espaço entre o abdutor longo do polegar e tendões extensor do polegar. Dor na região também pode ser causada por uma fratura do osso escafóide, tenha certeza que seu cliente tenha visto um médico para verificar essa possibilidade

1: Anatomia do ligamento colateral radial, que atribui ao processo estilóide do rádio distal do osso escafóide e trapézio.


Fig. 1: Anatomia do ligamento colateral radial, que atribui ao processo estilóide do rádio distal do osso escafóide e trapézio.
A função do ligamento colateral radial é proteger a articulação do pulso, limitando o desvio ulnar do punho (ou seja, o lado do movimento de flexão do punho em direção ao dedo mínimo). A lesão deste ligamento é comum em massoterapeutas com problemas no pulso, assim como em carpinteiros, pedreiros, ginastas e outros atletas que utilizam os seus punhos em posições estressantes.
Para avaliar o pulso direito, use a mão esquerda para apoiar o cliente do antebraço a poucos centímetros acima do pulso. Então use sua outra mão para agarrar o lado do polegar da mão do cliente. Em seguida, deverá lado a lado flex medialmente em direção ao quinto dígito para passivamente esticar o lado radial do punho. Se o ligamento é lesado, este será desconfortável. (Para testar o pulso esquerdo, inverter estas indicações.)

Fig. 2: Test (Avaliação de uma lesão do ligamento colateral radial).

Fig. 2: Test (Avaliação de uma lesão do ligamento colateral radial).
Fig. 3: A palpação (Palpação do ligamento colateral radial.) O ligamento colateral radial geralmente é ferido na sua origem, mas também pode ser lesado distalmente. Para apalpar o ligamento, coloque o polegar contra a ponta do processo estilóide na extremidade distal do rádio. Quando o ligamento é lesado, apalpando-lo desta maneira geralmente é desconfortável. Para apalpar a extremidade distal, passar para o outro lado da tabaqueira, à penhora no trapézio. Para palpar o escafóide acessório, use sua outra mão para desviar-ulnar ligeiramente o pulso de modo que os movimentos do osso escafóide lateralmente e é mais facilmente acessível.



3: A palpação (Palpação do ligamento colateral colateral radial).

Poder das maos