domingo, 31 de janeiro de 2010

Extrato de romã pode estimular contração do útero no parto

Contrações fracas podem prejudicar algumas mães na hora do parto. A boa notícia é que cientistas da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, e da Universidade Suranaree de Tecnologia, na Tailândia, constataram que o esteróide beta-sitosterol, presente nas sementes de romã, poderia ser usado para intensificá-las.
Os pesquisadores analisaram o extrato da semente da fruta e seu efeito sobre amostras do músculo liso uterino. "Adicionamos o extrato de romã em amostras de tecido do útero de animais e descobrimos que as células musculares aumentaram sua atividade", disse Sajeera Kupittayanant ao site Science Daily. "Nosso trabalho sugere que o aumento é devido a uma elevação da taxa de cálcio, que é necessária para qualquer músculo contrair, mas geralmente são afetados pelos hormônios, impulsos nervosos e alguns tratamentos medicamentosos."

O próximo passo é investigar como o beta-sitosterol aumenta o cálcio. Mais pesquisas também são necessárias para identificar se comer a fruta ou beber seu suco tem algum impacto na contração uterina, já que o estudo utilizou seu extrato, muito mais concentrado. Vida e Saúde