sábado, 28 de novembro de 2009

Cuidados na alimentação podem evitar câncer colorretal, indica pesquisa

Uma alimentação adequada, com a ingestão de frutas, verduras e legumes, além de chás e vinho tinto, pode oferecer, a homens com sobrepeso e a mulheres com peso normal, proteção contra cânceres no intestino e no reto, segundo estudo holandês que será publicado na edição de 15 de dezembro do International Journal of Cancer. De acordo com os especialistas, antioxidantes chamados flavonoides, presentes nesses alimentos, poderiam interferir em processos causadores da doença.

Avaliando quase 121 mil pessoas com idades entre 55 e 69 anos, que preencheram relatórios sobre sua alimentação para um estudo sobre dieta e câncer, os pesquisadores observaram que as análises da ingestão de flavonoides em relação ao peso indicavam “efeitos protetores de alguns destes compostos em subgrupos de homens com sobrepeso e mulheres de peso normal”. A maior ingestão de catequinas – presente em uvas, chocolate amargo, chá, vinho e alguns grãos – foi associado a um menor risco de câncer colorretal entre homens um pouco acima do peso e mulheres magra.

Os pesquisadores observaram uma tendência similar para outros flavonoides encontrados em cebolas, couve, maçãs, peras, chás e sucos de fruta. Baseados nesses resultados, os pesquisadores recomendam uma alimentação rica em compostos antioxidantes, para a prevenção do câncer no sistema digestivo, mas destacam que mais estudos são necessários para desvendar os mecanismos implicados nessa proteção.
Saúde zip