domingo, 28 de março de 2010

Aprenda a organizar as contas da sua casa para gastar apenas o necessário - e conseguir juntar dinheiro sem sacríficio!

Faça um planejamento financeiro

1. Monte a planilha orçamental
Ela serve para ver da onde vem a grana e para onde ela vai. Anote todas as informações sobre seu dindim: desde o salário líquido, os descontos de impostos e todos os gastos, incluindo até cafezinho e bombons. Assim, você verá se sua empresa está falindo ou se está no lucro.

2. Trace seus objetivos
Os objetivos nada mais são do que os planos para sua vida. Você deve dividi-los em três partes: de curto, médio e longo prazos:

Curto prazo - Entrar na faculdade.

Médio prazo - Comprar um carro.

Longo prazo - Comprar uma casa.

3. Monte seu plano
Defina uma estratégia para atingir suas metas. Cada objetivo deve ter um plano próprio com ponto de chegada e rota:
Ponto de chegada - É o seu objetivo, como a compra da casa.

Rota - Para investir num imóvel é preciso ter grana guardada para as prestações mensais. Você pode descontar do seu salário mensal, porém, para isso, deverá ter dinheiro suficiente para as outras despesas. Na rota, considere ações como: guardar quantias diárias, investir em fundos e pesquisar planos de baixo custo. Não esqueça também de levantar ideias para aumentar sua renda, como vender artesanato ou comida.

Coloque o plano em ação
Agora que já organizou a rota montando uma tabela para conseguir colocar o plano todo em prática, atualize a planilha todos os meses com:

O dinheiro que entra
. Tudo que você recebe = Grana que vêm do trabalho, como salário, 13o e férias.

. Curto prazo = O que gera rendimentos, como fundos de poupança e renda fixa.

. Longo prazo = A grana que você tem em ações, previdência e outros planos que tenham prazo de resgate acima de um ano.

. Recebimentos esporádicos = Some dinheiro que receberá, mas ainda sem data prevista, como grana que você emprestou e a restituição de imposto de renda.

. Valor de seus bens = Some quanto vale seu carro, sua TV e outros bens de valor. Só vale colocar os que já foram quitados. Isso permite ver o valor das coisas que, às vezes, não usa mais e pode vender numa emergência.

O dinheiro que sai
. Mensal = É a soma de todas as suas despesas.

. Extras = São gastos que ocorrem de uma hora para a outra, como o conserto do carro ou de um eletrodoméstico.

. Dispensáveis em emergências = São os que você pode cortar caso perca o emprego, como TV a cabo, roupas e viagens.

Dicas para uma boa saúde financeira
Deixe tudo em ordem
Faça um esforço e anote todos os gastos - com o tempo, isso se tornará um hábito!

Pense como uma empresa
Dependendo do tamanho da sua família, suas atitudes devem ser diferentes. Confira!

Solteira
Imagine que tem uma firma individual, sem sócios. Ao mesmo tempo em que os gastos são menores, você só tem uma fonte de renda. Projete seu crescimento investindo em sua carreira.

Casada
Quando se casar, pense que sua empresa está se unindo a outra. Os gastos dobram e nem sempre a renda se multiplica. Ness hora, os custos devem ser controlados pensando ainda num crescimento da empresa para o futuro.

Casada com filhos
Agora, sua empresa chegou ao ponto máximo de crescimento (de tamanho). Pense nos filhos como um investimento de longo prazo e não tenha medo de se doar a eles.

VIVA! MAIS