
CAUSAS DO RANCOR
O rancor age como se fosse uma dor física aguda que consome grande parte da energia da pessoa, o que pode afetar a sua concentração nas coisas importantes, provocar fadiga, tensão muscular, irritabilidade, insônia, desmotivar o entrosamento com a equipe de trabalho, prejudicando sempre, o desempenho profissional.
COMO PERDOAR ALGUÉM DO TRABALHO?
Quando a pessoa compreende os seus sentimentos ela tem mais chance de expressar exatamente aquilo que pensa para aquela pessoa que traiu a sua confiança. Ela consegue identificar a ocasião oportuna, mostrar o que essa situação significa para ela, agir em consonância com os seus valores sem expor a pessoa desleal ou tentar prejudicá-la. A tônica desse confronto está em a pessoa poder mostrar o que pensa do comportamento da outra sem se desestabilizar. Isso, naturalmente, faz com que ela recupere o seu bem-estar geral.
BENEFÍCIOS DO PERDÃO
O perdão não consiste em aceitar o comportamento de quem agride nem em dizer que perdoa ou não, mas em se libertar das amarras dos ressentimentos e sentir-se maior do que os problemas enfrentados. Assim, a expressão adequada dos sentimentos é uma forma saudável de exercer o auto-respeito e prospectar uma consideração futura por parte daqueles que provocaram mágoas ou decepções. Outra forma é afastar-se de situações pessoais ou de trabalho, em que a outra pessoa continua magoando de caso pensado, para conseguir reconhecer o pleno potencial e valor em outros contextos.
DICAS PARA PERDOAR E SER PERDOADO
As tensões que ocorrem num ambiente de trabalho devem ser consideradas como sinais que podem revelar atitudes e valores pessoais que estimulam certos comportamentos como a intolerância com o ritmo de outros colegas, a dificuldade de respeitar as pessoas que têm opiniões diferentes, a falta de disposição para o trabalho em equipe, que prejudicam a convivência profissional. Diante desses conflitos é importante avaliar o que pode ser mudado no próprio comportamento e ter maturidade para não se deixar levar pelas emoções.
Dra. Margareth dos Reis (Psicóloga e Terapeuta Sexual do Instituto H. Ellis e Doutoranda em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)