Estrias são lesões inestéticas da pele que se expressam na forma de linhas rosadas ou brancas; finas ou largas; deprimidas. São resultado do estiramento da pele, sendo que as fibras de colágeno e elastina se rompem. Quando recentes, apresentam também ruptura de pequenos vasos e, portanto, avermelhadas ou rosadas.
De acordo com o Dr. Marcelo Bellini, dermatologista, os fatores envolvidos mais frequentes são: gravidez (ganho de peso superior a 11 kg), obesidade, crescimento (estirão da adolescência), medicamento (corticóide), alterações hormonais (doença de Cushing), e musculação (exercícios sem orientação adequada).
O efeito sanfona promove relaxamento e distensão das fibras de colágeno e elastina, o que em longo prazo gera a ruptura das fibras, surgindo então as estrias. As áreas mais comuns são: abdome (gestação, obesidade), costas (crescimento), ombros (musculação excessiva), braços e coxas (ganho de peso), e seios (amamentação, variação hormonal e adolescência).
A prevenção está relacionada com a manutenção do peso, exercícios aeróbicos, alongamento e dieta adequada. Muito cuidado com suplementos alimentares e anabolizantes (eles promovem ganho de volume rápido, o que distende as fibras).
Atualmente, há vários tratamentos para a melhora das estrias, e é possivel conseguir redução de 60, 70% das mais recentes (rosadas). Já no caso das antigas, o resultado é um pouco mais demorado. As estrias longas ficam cada vez mais finas, e as finas descontínuas.
O sol disfarça a estrias, mas não tem “efeito maquiagem”. Em algumas pessoas, principalmente nas de pele morena, pode destacar ainda mais as estrias.
Mitos:
- Esfoliação da pele ajuda na melhora da estria;
- A estria branca não tem tratamento, já a rosada, sim;
- O uso de óleo de amêndoas previne o orçamento de estrias. É necessário que, além dos óleos, as fórmulas contenham componentes hidratantes, firmadores e estimuladores do colágeno. Além disso, é preciso tomar cuidado com ganho de peso e exercícios.
Verdades:
- A realização da esfoliação profunda é orientação médica (peeling de cristal), associado à aplicação de ácido retinóico;
- Tanto as estrias brancas quanto as rosadas respondem ao tratamento. Só que o processo das brancas é mais demorado, requer mais sessões. E o tratamento pode ser diferente de acordo com o tipo.