
De acordo com o presidente da ABO, Norberto Francisco Lubiana, os principais fatores que causam cáries em crianças são alimentação rica em doces e falta de escovação dentária. Ele lembra que é fundamental a vigilância diária dos pais, o auxílio na higiene, além de visitas a cada 6 meses ao dentista.
"A cárie surge quando os restos de comida ficam na boca e servem de alimento para as bactérias. Se a mastigação for feita antes de dormir, o risco é maior, porque a saliva, que ajuda na limpeza, diminui durante o sono", explica.
Segundo o especialista a frequência da doença é alta entre os pequenos, mas o número de cáries por criança caiu nos últimos anos. "Antes, cada criança tinha 7 cáries. Hoje são 3. O número caiu por causa da maior informação", disse. Para Isabela Rozenfeld, do Centro Odontológico de Reabilitação Rabello, o ideal é que a mãe leve o filho ao dentista desde o nascimento do 1º dente. "Não é porque o dente de leite vai cair que não precisa de cuidado. Cárie num dente de leite pode virar canal. E esse canal pode afetar o dente permanente", diz.
Cuidados
- Na Barriga da mãeOs dentes de leite começam a se formar na sexta semana de gravidez. A mãe deve evitar álcool e drogas, e preparar os seios para a amamentação para evitar que o bebê tenha má formação da arcada.
- Sem dentesAntes dos primeiros dentes nascerem, a limpeza da gengiva deve ser feita com algodão ou gaze embebida em água filtrada ou fervida, sempre após as mamadas.
- Dentes de leiteQuando surgirem os primeiros dentes, a criança pode começar a escovação com pasta sem flúor. Depois dos 3 anos, ela já sabe cuspir e a pasta pode ter flúor, mas em pouca quantidade.
- A partir dos 7 anosA criança já consegue fazer a escovação sozinha, mas supervisionada por adultos. Terra