Sem dúvida alguma a celulite é um dos principais males que afetam a estética do corpo feminino. A celulite é também conhecida pelo nome de lipoesclerose ou fibroedemaginóide.
A celulite é um fantasma na vida da mulher e, talvez a maior inimiga.
Nove entre dez mulheres sofrem com o problema, seja na forma mais suave ou no estágio avançado, onde as depressões e saliências estão acentuadas. A celulite pode aparecer na puberdade, tanto na jovem magra, gorda, alta ou baixa.
A celulite é causada pelo aumento do tecido gorduroso sob a pele, deixando a superfície com ondulações e buracos. A pele com aspecto de “casca de laranja” aparece principalmente nos glúteos, coxas e abdômen, causando incômodo para a maioria das mulheres.
Embora a medicina estética possui um arsenal eficiente de tratamentos para celulite, ela não tem cura, mas pode ser armazenada e ficar praticamente imperceptível, principalmente com maior tendência familiar. Por isso, é preciso avaliar em qual grau se encontra a doença, procurar um tratamento para celulite especializado.
Tratamentos para Celulite
O melhor tratamento e prevenção deve se iniciar a partir da puberdade, principalmente em pessoas com maior tendência familiar.
Para isso é preciso avaliar em qual grau se encontra a doença, procurar um tratamentos para celulite, mudar os hábitos alimentares e fazer exercícios físicos. Quanto mais destes itens estiverem associados, melhor será o resultado.
A primeira coisa a fazer, é descobrir de onde vem a celulite e, é aqui onde se inicia o exame médico e a avaliação dos seus hábitos, como a causa pode ser genética ou resultado do estilo de vida também pode estar associada ao mau funcionamento dos hormônios.
Uma vez identificada as causas da celulite, além dos ajustes nos hábitos alimentares e atividades físicas, existem atualmente vários procedimentos médicos e estéticos que auxiliam no tratamentos de celulite e garantem melhores resultados como hertix (radio freqüência), Carboxiterapia (CO2 - gás carbônico), mesoterapia (aplicação de enzimas), Manthus (ultrassom de última geração) e dependendo de alguns casos a drenagem linfática (eliminação de líquidos pelo sistema linfático).
A celulite geralmente torna-se evidente a partir da adolescência, entretanto, atualmente, constamos que as crianças, principalmente meninas já são vítimas desta doença das células do tecido subcutâneo. Inicialmente, é preciso descobrir de onde vem a celulite para que o tratamento possa ser iniciado.
Às vezes, é preciso combinar várias técnicas. É preciso colaborar: praticar atividade física, manter uma alimentação saudável e beber bastante água. Os tratamentos para celulite podem recuperar a região afetada, mas precisam começar logo que surgir o problema.
Além do tratamentos para celulite que deve ter acompanhamento médico especializado, é importante a prevenção, a manutenção de uma dieta equilibrada e a pratica de atividades físicas regulares, entre outros métodos visando a eliminação da celulite.
As causas da celulite são numerosas, os mais comuns são:
- Ser Mulher: O corpo da mulher passa por várias alterações hormonais, da adolescência à menopausa, incluindo o ciclo menstrual. Essas flutuações do estrógeno são responsáveis pela alteração do metabolismo das células. Nos homens, a chance de ter celulite é menor devido a ausência de hormônios femininos que favorecem a retenção de liquido e a dificuldade de metabolização das células gordurosas.
- Hereditariedade: Quando a tendência for genética, deve-se redobrar os cuidados com os fatores agravantes do problema, como fumo, sedentarismo e aumento de peso. Essa regra vale também para quem acumula gordura em quadris, glúteos, coxas, o que predispõe à celulite.
- Alimentação saudável: Os maiores vilões são gordura e enlatados, pois sobrecarregam o organismo de toxinas. O sal, outro vilão, favorece também a retenção de líquido. Açúcar e doces resultam em excesso de peso e conseqüentemente gordura localizada.
- Estilo de vida: alguns hábitos podem piorar a celulite, tais como sedentarismo, tabagismo (a nicotina piora a circulação), álcool em excesso, estresse (altera o sistema hormonal e aumenta a retenção de líquido), má postura, roupas apertadas que prejudicam a circulação.
- Problemas circulatórios: Quem tem varizes ou vasos corrompidos precisa ficar atento. Isso é sinal de que a troca de substâncias fundamentais entre os vasos sanguíneos e as células está comprometida.
Para efeito de classificação, a celulite pode ser dividida em:
Grau 1 (Latente): Quase imperceptível e unicamente circulatória. Os furinhos só são percebidos quando a pele é comprimida. Podendo acometer até mesmo em crianças, sendo mais comum nas adolescentes.
Grau 2 (Incipiente): As células gordurosas começam a ficar maiores os furinhos já são percebidos sem comprimir a pele. Já se percebe uma ondulação ao passar a mão sobre a pele, já, sendo possível sentir alguns nódulos.
Grau 3 (Crítico): As irregularidades são visivelmente notadas. A pele tem aspecto parecido à casca de laranja. Ocorre sensação de peso e cansaço nas pernas.
Grau 4 (grave): é o estágio mais avançado. Os nódulos são bastante perceptíveis e têm consistência endurecida, a circulação já está comprometida, demonstrando que já houve formação de fibrose. Há presença de dor.
EEMAGRECER