segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Coçar os olhos é perigoso

A dica da semana fala sobre um hábito aparentemente inofensivo, mas que aumenta o risco de lesões na retina e doenças como o ceratocone.

Olhos coçando e lá vão as mãos instintivamente em direção a eles para aliviar a coceira. Mas o ato que aparentemente é inofensivo, prazeroso até, pode causar alterações na estrutura dos olhos, provocando doenças e, em casos extremos, levar à cegueira.

"É muito perigoso esfregar os olhos, pois sua estrutura mole e sem ossos no interior faz a pressão do dedo alterar as estruturas internas abruptamente, podendo levar ao aumento da pressão intra-ocular e distorções corneanas. A repetição constante dessa prática pode provocar várias doenças, como o ceratocone* e lesões na retina que podem levar ao descolamento", alerta o médico João Luiz Pacini Costa, diretor do Visão Institutos Oftalmológicos Associados –INBOL/ISOB.

Em pessoas que usam lentes de contato, esfregar os olhos é ainda mais perigoso, pelo atrito das lentes nos olhos.

São vários os fatores que fazem os olhos coçar. Dentre eles, a conjuntivite alérgica – ou alergia ocular é o principal. Ela afeta seis entre 10 pacientes alérgicos. Quando o olho entra em contato com uma substância à qual o paciente é sensível (alérgeno), ocorre uma reação alérgica. Tal reação pode ser tanto imediata quanto tardia. A conjuntivite alérgica não é uma doença contagiosa, mas pode causar muito desconforto e irritação nos indivíduos que dela sofrem.
Existem muitos tipos de conjuntivites alérgicas, todas elas têm como uma de suas principais características a presença de coceira nos olhos e ou nas pálpebras. Nunca se deve coçar os olhos pois o ato de friccionar o olho, além de perigoso, libera substâncias que provocam mais coceira. É muito sábio o ditado popular que diz que comer e coçar é só começar. Colocar uma compressa de água filtrada fria (não gelada) alivia muito o desconforto nesses casos.

Sintomas da Alergia Ocular:
Coceira nos olhos
Vermelhidão nos olhos
Queimação nos olhos
Lacrimejamento
Visão borrada
Sensação de arranhado no olho
Inchaço ou vermelhidão na parte interna das pálpebras
Sensibilidade à luz
Sensação de que há um corpo estranho no olho
Alérgenos mais comuns (substâncias sensibilizantes)

Pólen - Árvores, flores, grama e ervas liberam pólen no ar, que é carregado pelo vento. Quando a contagem de pólen é grande, normalmente durante a primavera e o outono, você pode ter alergia, mesmo que você nunca tenha tido antes.
Mofo - Assim como o pólen, esporos de mofo são liberados no ar. Externamente, os esporos de mofo podem ser encontrados na grama, folhas e feno. Internamente, esporos de mofo desenvolvem-se em ambientes úmidos, tais como banheiros.
Pêlos de animais - pêlos de animais, particularmente de gatos, podem causar alergias. Estas pequenas esfoliações, parecidas com caspa que os animais soltam todos os dias podem permanecer no ar da casa e ficar aderidos em móveis e tapetes.

Outros alérgenos comuns incluem ácaros de poeira, poluição e cosméticos.
Ceratocone
O ceratocone é uma doença que atinge a córnea (se o olho fosse comparado a um relógio, a córnea seria o vidro). O problema causa uma deformação da córnea, fazendo com que a pessoa desenvolva astigmatismo ou miopia. Trata-se de um problema hereditário, que costuma se desenvolver na adolescência e estacionar na idade adulta, por volta dos 25 e 30 anos. No Brasil, estima-se que a doença atinja três em cada grupo de mil pessoas.

Visão Institutos Oftalmológicos Associados INBOL/ISOB