Tempo é dinheiro e, não à toa, falta para (quase) todo mundo. A escassez de qualquer um dos dois é a maior causa de estresse na agitada vida moderna. Mas um recurso depende do outro: para ganhar dinheiro, antes é preciso ter tempo. E, não importa quantas mil coisas você faça no dia a dia, sempre existe um jeitinho de administrá-las melhor, e render – financeiramente e psicologicamente – mais também. O segredo é saber gerenciar as prioridades.
Parece simples, mas na prática é bem complexo. “Organização do tempo e da agenda jamais foi um tema fácil de se lidar no cotidiano. Constantemente a programação do dia pode ser surpreendida por novos trabalhos e exigências que costumamos chamar de urgentes. Quem nunca chegou pressionando alguém dizendo ‘resolva esta questão porque é urgente’, só para obter um resultado rápido, que atire a primeira pedra”, observa Flávia Lippi, Master Coach pelo Behavioral Coaching Institute (EUA) e diretora do Instituto IDEMAP – Brasil. Flávia dá as dicas para separar as tarefas importantes das urgentes:
O que são tarefas urgentes?
São aquelas necessárias de serem feitas com rapidez; as tarefas indispensáveis e imprescindíveis para que tal situação não se torne iminente de um problema sério ou de causar danos se permanecer nesse estado de “não resolução”. As tarefas urgentes se tornam caóticas quando deixadas de lado.
O que são tarefas importantes?
São aquelas essenciais para que algo planejado seja alcançado por você ou pela empresa. São as tarefas que você deve avaliar como primordiais para que o todo de um projeto, por exemplo, não seja afetado com o descumprimento do item em questão. Geralmente, os itens importantes são aqueles que se tornam urgentes quando não executados a tempo pela desorganização da agenda ou pela indefinição de prioridades.
Como organizar minha agenda?
Defina suas metas:
1. Específicas
2. Mensuráveis
3. Atingíveis
4. Relevantes
5. Temporais
Planeje sua agenda:
. Faça esse planejamento as sextas ou aos domingos;
. Marque os compromissos da semana, com tempo de duração, e liste as tarefas relacionadas a eles;
. Some o tempo de tarefas e compromissos. Apenas 70% do dia deve ser planejado. Os 30% restantes ficam para urgências;
. Quem não é um alto executivo deve ter em media 20% do tempo para compromissos e 80% para tarefas;
. Coloque as urgências em primeiro lugar, para não aumentarem
ATMOSTERA FEMININA