Não há como deter o tempo. É fato: mais cedo ou mais tarde, todo mundo vai envelhecer. Mas embora não seja possível deter o relógio biológico, sabe-se que alguns hábitos diários têm ação direta sobre o organismo e a vitalidade da aparência. Para saber quais são os sinais comuns a cada faixa etária — e quais são os incomuns — conversamos com especialistas. A farmacêutica Mika Yamaguchi, da Biotec Dermocosméticos (SP), e os dermatologistas Jardis Volpe, da Clínica Volpe (SP), e Gabriela Casabona, da Vida (SP), apontam quais marcas do tempo são normais aos 20, aos 30 e aos 40 anos, quais servem de alerta e o que fazer para retardar as consequências da idade e evitar exibir uma pele precocemente envelhecida.
20 anos
radiância total
Não é exagero dizer que é nessa fase da vida que ocorre o auge da beleza e da saúde da pele. As células se renovam a todo vapor, com as fibras de colágeno de elastina na quantidade certa. As glândulas sebáceas funcionam normalmente. Muitas garotas ainda apresentam acne, indício de que os hormônios da adolescência continuam a todo vapor.
SINAIS COMUNS
Firmeza e viço
Brilho adequado
Estrutura muscular gordurosa intacta
Acne
Manchinhas sutis, quase imperceptíveis
SINAIS QUE MERECEM ATENÇÃO
Linhas finas na região dos olhos
Rugas estáticas (que não se movimentam ao sorrir, por exemplo) na fronte
Pele muito manchada
Sulcos nasogenianos (“bigode chinês”) marcados
Aspecto ressecado ou craquelado
Como retardar o tempo
Use filtro solar, sempre! É complicado aconselhar alguém que está no auge da juventude a evitar ao máximo o sol. Porém, saiba que as radiações ultravioleta são responsáveis por cerca de 90% das rugas futuras. Elas destroem as fibras dérmicas, alteram a vascularização da pele, diminuindo sua espessura e provocando manchas e flacidez. Adote FPS até nos dias nublados e dentro do carro (os raios UV, acredite, ultrapassam a espessura do vidro).
Abandone o cigarro. Pesquisas indicam que quem fuma apresenta quase cinco vezes mais rugas do que não fumantes do mesmo sexo, raça e idade. A nicotina destrói parte da vitamina C disponível no organismo e altera a microcirculação do sangue, deixando a pele acinzentada ou amarelada, opaca, desnutrida e frágil.
Curta as baladas, mas com moderação. É durante a noite que há a descarga de GH (o hormônio do crescimento) no organismo, provocando a recuperação dos tecidos, a renovação celular e a cicatrização da pele. Quem dorme pouco ou mal, portanto, tem esse processo prejudicado. Outro fator comum às baladas é o álcool, que, em excesso, influi no metabolismo e contribui para a formação de radicais livres, que leva ao envelhecimento precoce.
30 anos
prevenir é preciso
Nesta faixa etária, a pele começa a envelhecer, pois a renovação celular diminui e a textura se torna irregular. Além disso, 10% do mecanismo de defesa da pele fica enfraquecido. Após os 30 anos, as manchas também se tornam mais evidentes devido a distúrbios na produção de melanina. As glândulas sebáceas passam por alterações que comprometem a produção de sebo, tornando a pele levemente desidratada..
SINAIS COMUNS
Perda sutil de viço
Primeiras manchinhas de envelhecimento
Linhas mais pronunciadas podem começar a surgir
Aparecimento dos sulcos nasogenianos
SINAIS QUE MERECEM ATENÇÃO
Vincos muito marcados no início dos 30 anos (eles costumam surgir na idade próxima aos 40) Flacidez “Código de barras” (ruguinhas finas acima dos lábios)
Pele da pálpebra inferior e superior muito flácida
Sulcos nasogenianos muito profundos, se estendendo até a região abaixo do lábio inferior
Como retardar o tempo
Além de tomar os cuidados anteriores:
Tenha uma alimentação equilibrada. Dietas ricas em carboidratos, gorduras e comidas prontas com conservantes e corantes contribuem para o aumento de radicais livres no organismo. Aposte em frutas, legumes, verduras e carnes magras.
Mantenha o peso. Fuja de dietas muito restritivas, principalmente por longos períodos, pois elas podem detonar o chamado “efeito sanfona”. Quem engorda e emagrece muito rápido e na sequência volta a perder ou a ganhar peso, acaba sofrendo com a flacidez. O resultado? Uma pele precocemente envelhecida.
Vá ao ginecologista. Muitos problemas de pele são, na verdade, resultado de disfunções hormonais. Manter as consultas e os exames em dia faz bem não só para a saúde, mas para a beleza da pele.
Adote cremes específicos. Se você ainda não se preocupou, é hora de atentar aos efeitos do tempo e investir em cosméticos anti-idade, principalmente para a frágil região dos olhos, antimanchas e de uso noturno, com ativos mais potentes.
Modere o açúcar. O colágeno é uma proteína que dá elasticidade e viscosidade à pele. Quando consumimos muito açúcar, há uma desestabilização do colágeno, que leva à perda de elasticidade da pele.
40 anos
sem moleza
É uma idade crucial, em que os sinais do tempo são mais visíveis e revelam os cuidados que a pessoa teve (ou não) com a pele até então. Há perda de volume facial e as linhas, as rugas e as manchas se tornam mais perceptíveis. A produção de colágeno e elastina diminui sensivelmente. Por causa das alterações hormonais que acontecem devido ao climatério (aproximação da menopausa), a pele fica mais desidratada, com menos viço e elasticidade.
SINAIS COMUNS
Pele opaca e sem brilho
Flacidez mais evidente no pescoço, nas pálpebras e na lateral da face
Vincos e sulcos evidenciados
Rugas de expressão marcadas
Manchas senis
Sulcos nasogenianos
Rugas finas na região do colo
SINAIS QUE MERECEM ATENÇÃO
Ressecamento extremo
Excesso de flacidez na região lateral da face
Rugas profundas estáticas
Rugas estáticas na lateral dos olhos, descendo pela lateral da face e do pescoço
Como retardar o tempo
Além de tomar os cuidados anteriores:
Massageie o rosto. Não basta só comprar cremes poderosos e caros. Drible a lei da gravidade aplicando os cosméticos sempre de baixo para cima, para combater a flacidez. Para massagear a pele e estimular também sua circulação, faça o movimento de baixo para cima na área da testa; do centro para fora, nas áreas da maçã do rosto e nos olhos, e de baixo para cima, no queixo e no pescoço.
Capriche na hidratação do pescoço e do colo. O ressecamento típico da idade atinge essas áreas, além do rosto. Sem a hidratação adequada, pescoço e colo ganham um aspecto craquelado e as linhas finas e as manchas ficam ainda mais evidentes.
Tome banhos mornos ou frios. A água quente compromete o manto hidrolipídico, camada de água e gordura que reveste a cútis. que acontece? Pele ressecada, chance de descamações e diminuição das proteções naturais da cútis.
Beba muita água. É uma forma rápida, barata e saudável de manter o organismo e a pele sempre bem hidratados. P.S.: essas duas últimas dicas, aliás, são úteis para qualquer fase da vida. Afinal, todo o organismo necessita de água não apenas para sobreviver, mas para manter as funções vitais sob controle.
Heloísa Noronha/Corpo a Corpo