
os sabores aliados da saúde
Segundo a nutricionista Fernanda Amparo, as opções de pizzas saudáveis são aquelas que apresentam queijos brancos, rúcula, brócolis, tomate, champignon, palmito, vegetais em geral, frango, atum e bordas sem recheio.
Já os sabores que devem ser consumidos com ainda mais moderação são: bacon, quatro queijos, carne seca, strogonoff, lombo, queijo cheddar, ovo, ovo com bacon, entre outros. "São opções que apresentam valor calórico elevado, além de muita gordura saturada e colesterol, presente na gordura animal", explica a nutricionista.
Compare os valores calóricos de uma fatia de 150g:
Pizza de atum - 290 calorias
Pizza de mussarela e tomate seco - 449 calorias
Pizza de mussarela - 393 calorias
Pizza portuguesa - 329 calorias
Pizza quatro queijos - 385 calorias
Pizza de calabresa - 400 calorias
Pizza de presunto - 333 calorias
Pizza de lombinho com catupiry - 322 calorias
Pizza romana - 417 calorias
Pizza de rúcula - 207 calorias
Pizza com carne vermelha, frango ou peixe?
Peixe. A nutricionista Fernanda Amparo afirma que o peixe é muito nutritivo e deveria estar sempre na alimentação. "O peixe é rico em proteínas, como qualquer outra carne, e ainda tem grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto", conta a profissional, que ainda lembra que esse alimento é fonte de vitaminas A, B e D.
Evite abusar das azeitonas e da borda de catupiry
Para ficarem conservadas, elas possuem grande quantidade de sódio, que é o inimigo de quem tem pressão alta e hipertensão. No entanto, há benefícios ao consumi-las com moderação, já que essas companheiras inseparáveis da pizza apresentam ácidos graxos saturados, que regulam o colesterol.
Já as bordas com recheio de catupiry representam uma maior quantidade de calorias, o que faz a pizza ficar ainda mais calórica. "O ideal é pedir pizzas com bordas sem recheio e com o gergelim, pois é um alimento rico em cálcio", aconselha a nutricionista Fernanda Amparo.
Letícia Gonçalves