
"Dismenorreia (cólica) afeta um grande número de mulheres e não há uma terapia para tratar a condição. VA111913 tem mostrado que normaliza as contrações do músculo liso e, desse modo, o potencial de ir direto à causa da dismenorreia, atuando no músculo liso na parede do útero", disse o diretor-executivo da Vantia Therapeutiscs, Jim Phillips. "Acreditamos que poderia oferecer uma alternativa efetiva à grande quantidade de analgésicos e uso de contraceptivos."
Segundo a empresa, a novidade está na segunda fase de experiências. Vai ser testada em 128 mulheres entre 18 e 35 anos com dismenorreia primária (quando não há lesões nos órgãos pélvicos) que limita as atividades diárias e requer o uso de remédios para aliviá-la.
As voluntárias receberão o produto e placebos durante ciclos menstruais consecutivos e vão avaliar a dor, sangramento e quantidade de analgésicos que precisaram para aliviar o incômodo. Podem tomar por, no máximo, seis dias seguidos, começando dois dias antes da menstruação. Os resultados devem sair em 2010. Terra Saúde